annus sacerdotalis
 Annus Sacerdotalis - Português » News » Meditação do Papa Bento XVI sobre o ministério sacerdotal 

Meditação do Papa Bento XVI sobre o ministério sacerdotal   versione testuale


 
Queridos irmãos e irmãs:
 
 
Neste período pascal, que nos conduz a Pentecostes e que nos encaminha também às celebrações de encerramento do Ano Sacerdotal, programadas para os dias 9, 10 e 11 de junho, quero dedicar ainda algumas reflexões ao tema do ministério ordenado, detendo-me na realidade fecunda da configuração do sacerdote com Cristo Cabeça, no exercício dos tria munera que recebe, isto é, das três funções de ensinar, santificar e governar.
 
Para compreender o que significa agir in persona Christi Capitis - na pessoa de Cristo Cabeça - por parte do sacerdote, e para entender também que consequências derivam da tarefa de representar o Senhor, especialmente no exercício destas três funções, é necessário esclarecer antes de mais nada o que se entende por "representação".
 
O sacerdote representa Cristo. O que quer dizer "representar" alguém? No senso comum, quer dizer, geralmente, receber uma delegação de uma pessoa para estar presente em seu lugar, falar e agir em seu lugar, porque aquele que é representado está ausente da ação concreta. Nós nos perguntamos: o sacerdote representa o Senhor da mesma forma? A resposta é não, porque, na Igreja, Cristo nunca está ausente, a Igreja é seu corpo vivo e a Cabeça da Igreja é Ele, presente e operante nela. Cristo nunca está ausente; pelo contrário, está presente de uma forma totalmente livre dos limites do espaço e do tempo, graças ao acontecimento da Ressurreição, que contemplamos de modo especial neste tempo da Páscoa.
 
 
2009 - Anno Sacerdotalis - tutti i diritti riservati