annus sacerdotalis

S. Michel Garicoïts    versione testuale



Os anos da Revolução Francesa foram de acirrada perseguição à Igreja. Os padres "refratários" - aqueles que, por fidelidade ao Papa, se recusaram a aceitar a Constituição Civil do Clero - viram-se reduzidos à condição de criminosos, obrigados a fugir ou a exercer na clandestinidade seu ministério sacerdotal. Milhares deram a vida por Cristo, decapitados na guilhotina, mortos por afogamento ou vítimas da fome e das doenças, encarcerados em infectas prisões.
Nessa situação, os sacerdotes fiéis contaram com o auxílio de católicos leigos que não hesitavam em expor a própria vida para acolher em seus lares os ministros de Deus que permaneceram na França para desempenhar sua missão de salvar almas, ou guiar pelas trilhas das montanhas aqueles que fugiam para algum país vizinho.
Os pais de São Miguel Garicoïts - Arnaldo e Graciana - estavam entre esses anônimos heróis da Fé. Esse jovem casal de camponeses de Ibarre, vilarejo francês situado a poucos quilômetros da fronteira espanhola, não temia esconder em sua humilde granja os sacerdotes perseguidos e dar-lhes todo tipo de ajuda. E Deus recompensou sua generosidade, dandolhe por filho um grande Santo. 

Texto completo - Download

2009 - Anno Sacerdotalis - tutti i diritti riservati